Dica da Semana : Cesário de Viviane Santyago

11 de set. de 2018


Olá pessoal que acompanha o Blog, como tem passado?Nessa terça feira venho falar para vocês de mais uma obra prima de Viviane santyago, uma das minhas autoras nacionais favoritas, falo isso sem medo de parecer pedante, pois a qualidade de seus escritos é realmente maravilhosa, se você não conhece vale muito a pena conferir.


Cesário é um lugar esquecido por Deus, mas Marcos não sabia disso quando movido pelo amor levou Rita para morar lá, pelo contrário esperavam que o tempo trouxesse prosperidade ao lugar. O tempo passou, os filhos vieram, e a pobreza cada vez mais se agravava, ao ponto dos poucos moradores que povoavam o lugar passarem extrema fome, o que nos é relatado pelo pelo próprio ponto de vista da família, o que leva a narrativa a algo que lembra o naturalismo de O Cortiço de Aluísio de Azevedo.
Marcos não aguenta o sofrimento de sua família e filhos ansiando todo dia pelas coisas mais básicas da vida, como uma simples fruta, ou um banho quente, então em um momento de angústia e medo, ele os abandona a própria sorte, prometendo internamente que irá voltar para buscá-los quando pudesse proporcionar uma vida melhor a eles.

Passa-se o tempo as crianças não falam no pai, apenas guardam sua mágoa para si, a fome é a única constante em suas vidas.

Entre abusos físicos, e as necessidades psicológicas de cada membro da família, surge uma boa alma, que lhes ajuda e consegue dar a eles uma oportunidade de sair daquela maldita terra infértil.

Mas como dizem por aí, você sai da pobreza, mas a pobreza não sai de você, mesmo melhores de vida, será que eles conseguirão esquecer as mágoas do passado, e superar as tristezas que passaram naquele fim de mundo?

Cesário é envolvente e ao mesmo tempo impactante, cruel e esperançoso, e extremamente realista.

Algumas das passagens que mais gostei ficarão guardadas comigo, já que tocaram fundo minha alma, e meu modo de ver as coisas, já que nós que não estamos em um patamar financeiro tão baixo raramente paramos pra pensar nessa classe tão sofrida e esmagada pela vida.

A trama de Viviane Santyago também nos faz refletir sobre perdão, até que ponto estamos dispostos a perdoar, e como o ato do perdão traz alívio para todos, não só aquele que precisa ser perdoado, mas mesmo a quem perdoa.

Entre personagens mais do que especiais, posso dizer sem medo de errar que esse foi um dos melhores livros que li esse ano, se não o melhor absoluto.

Gostaria, mais do que nunca, que vocês seguissem minha dica e procurassem esse livro, na Amazon ou em contato com a própria autora pelas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós