Olá queridos amigos leitores! O ano mal começou e as leituras seguem a todo vapor, principalmente por estar participando do #desencalhaliterariopoa2023 , no qual o tema de janeiro é Um Livro com Nome de Pessoa no Título, e eu escolhi Mariana, em busca de um sentido de @marta.machado.rocha .
😔 “Nada é mais doloroso do que perceber que fomos enganados pelas mentiras que nós mesmos contamos.”
Mariana é uma mulher que foi assolada pela pobreza desde muito pequena, associado a uma família em que alguns transtornos mentais eram presentes, ela cresce tentando achar um rumo para dar a sua vida. Infelizmente as coisas vão acontecendo independente de seu querer, e o que já era complicado se torna quase impossível de se lidar, mas Mariana vai juntando sua força interior e tentando não desistir.
😔 “Se imaginava trabalhando em lugares distantes e, às vezes, quando estava com muita raiva, morrendo. O seu corpo chegando dentro de um caixão, seus pais chorando e recebendo uma carta em que ela desabafava e dizia que eles nunca haviam sido capazes de expressar de forma coerente o amor que diziam sentir por ela.”
Preciso dizer que este foi um livro impossível de largar, tanto pela identificação que senti com os dramas de Mariana, como pela narrativa fluída que me pegou desde o começo.
A trama de Mariana nos faz refletir sobre como a pobreza é capaz de enlouquecer o mais sadio dos homens, e o que é capaz de fazer a pessoas com qualquer transtorno, ou distúrbio mental.
A autora trouxe também a discussão sobre o TDAH e o TOD (transtorno de déficit de atenção e Transtorno desafiador de oposição) e as dificuldades que os pais enfrentam para educar da melhor forma, sem muitas vezes ter recursos para isso, e sem muita assistência do SUS.
Além disso, durante a leitura refletimos sobre políticas sociais, princípios, preconceitos sobre os tratamentos com medicação, e como um filho com alguma particularidade acaba afetando os irmãos, na medida que os pais acabam dando muito mais atenção aquele que precisa mais.
Sem me precipitar tenho certeza que a história de Mariana estará nos meus favoritos no final desse ano!
Você encontra os livros de Marta Machado Rocha pela Amazon.
Amei a resenha!
ResponderExcluir*Amei a resenha!
ExcluirEsse livro é incrível mesmo, foi uma das melhores leituras que já fiz na questão de dramas psicológicos. Outra autora que gosto muito e que escreve livros nessa pegada é a Amanda Leandro. Eu me identifiquei com Mariana em muitas coisas como disse na minha resenha. Amei
ResponderExcluir