Leitura da Semana : Insana, um relato de uma doença desconhecida

20 de dez. de 2016





Imagine que você é uma bem sucedida jornalista, de um renomado Jornal, sua vida vai bem, você tem um namorado legal, tudo como deveria ser. Então ,de repente,  sua cabeça começa a falhar, a principio não lembrando de algumas coisas, depois forçando você a passar por situações extremamente vexatórias, você ainda não tem idade para demonstrar sintomas de Alzheimer, então o que está acontecendo?
Todos esses acontecimentos e questionamentos são o pano de fundo de "Insana" ( Editora Belas Letras), escrito por Susanah Cahalan que realmente passou por tudo que relatou em sua obra.
Susanah era uma jovem promissora jornalista do New York Times, quando a doença começa a atacá-la, lapsos de memórias, dormências, nada que parecesse muito sério, até que ela sofre uma convulsão.
Durante todo o livro sofremos junto com ela em sua cama de hospital,sem saber o que ela tem. Acompanhamos o desespero de  seus médicos, exames que não apontam nada, e suposições de diagnóstoco que acabam se mostrando ledos enganos, porque o que Susanah tinha não era nada psicológico, muito menos um tumor, o que ela tinha era uma doença rara chamada NDMA ( doença autoimune que na tentativa de atacar células intrusas de uma inflamação acaba por atacar orgãos do corpo, no caso de susanah o cérebro).
A obra é cheia de referências divertidas a séries como Friends e Dr. House, além de citar bandas de renome como Red Hot Chilli Peppers e Radiohead.
O diferencial do livro é que a doença a atingiu a tal ponto que após ser curada ela não se lembra do que aconteceu, o que faz com que o relato seja feito a partir de videos do hospital e fragmentos de memória.
Insana é uma excelente leitura para quem se interessa por medicina,psicologia ou mesmo sobre os danos que uma doença causa ao âmbito familiar.
Super indico.

     Por Tathiane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós