Essa semana recebi de presente o livro do autor Thiago s Silva, devorei ele o mais rápido que pude (infelizmente não tão rápido devido as correria do dia a dia ),achei a leitura fantástica e venho aqui contar um pouco pra vocês, da história de Elise, o bebê mais fofo das leituras que você já fez.
Bom, a introdução por si só já me deixou lacrimejante, Thomas o nosso protagonista, nos conta que tem Alzheimer e vai nos contar a sua história para que ela não se perca, para que quando ele mesmo não lembrar de nada ao menos as coisas que ele viveu, e a saga de sua pequena filha ficassem gravadas.
Dito isso, o prólogo nos mostra o Thomas jovem , bem casado com Ana, o amor de sua vida, que espera um bebê, um bebê que eles optaram por não saber se era menino ou menina, mas a quem fica bem claro quer já amam.
Thomas e Ana devem ir á uma reunião de sua família, mas no caminho por conta de um cavalo na pista sofrem um acidente, é aí que a vida desse homem vira de cabeça pra baixo. Quando ele acorda no hospital, recebe a noticia de que sua esposa faleceu, mas felizmente não antes de salvarem sua bebê. Acontece que Ana, ainda não tinha os 9 meses completos de gestação, então a menina ainda sem nome a quem ela deu a luz, é diagnosticada pelos médicos como um bebê que terá atrasos cognitivos.
Apesar de toda loucura e culpa por estar dirigindo no acidente, após alguns meses, finalmente ele pode levar sua menina pra casa, a menina a qual nomeou de Ana Elise ( aqui cabe dizer que embora Ana seja o nome da esposa morta, Elise, o livro explica vem de uma melodia de Beethoven, que é citada várias vezes durante a leitura, visto que Thomas costuma escutá-la com a filha).
O fantástico desse livro, é como o autor consegue sintetizar com clareza e eficiência a rotina do pai e da bebê, de ínicio já percebemos que ele não sabe nada, assim como os pais de primeira viagem, o que torna toda a narrativa empática, pois conseguimos claramente nos vermos no lugar dele.
É muito legal ver, suas dúvidas quanto á volta ao trabalho com uma filha que precisa dele, e a dinâmica com Lucy, a farmacêutica ( posteriormente cuidadora de Elise)que o ajuda com instruções,como nebulizações, sonda alimentícia, e outros cuidados que a pequena Elise necessitava.
Outra coisa interessante é o fato de que Elise, não chora, nem emite sons, no tempo esperado de uma criança normal, o que enche Thomas e o leitor de preocupações.
o Livro também aborda o Alzheimer passado pelas gerações e como isso pode afetar uma família, o medo da herança dos malditos genes da doença.
Enfim, Für Elise, não se trata só de dramas e tragédias,eu fiquei feliz e sorri de coração com cada conquista de Elise, e até me emocionei quando ela finalmente falou "papa", essa é realmente uma história de superação familiar, com um enredo elaborado e cativante.
Destaque para referências a Scooby-doo, e os grandes nomes da música clássica.
Recomendo demais a leitura!
por Tathiane Rodrigues
Você já leu? Deixe seu comentário aqui, e nos conte o que achou
já vi que vou chorar!
ResponderExcluirLi e recomendo... e uma historia que nos traz varias emoções eu me apaixonei a narrativa e excelente e com uma riqueza de detalhes sem exageros,como não se apaixonar por Elise e seu jeito peculiar de ver vida...
ResponderExcluir