Autor de 21 livros, e mais um prestes a ser lançado, Borges Netto,é um dos autores mais prestigiados da cidade de Gravataí, Rio grande do Sul.
Há mais de 20 anos vem escrevendo, e organizando recitais de poesia, levando alegria e cultura por onde passa. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, e constatar a pessoa maravilhosa que é.
O autor nos concedeu um pouco de seu tempo, e nos contou um pouco de sua vida,inspiração e obras.
Borges Netto, ou João Antônio da Silva Neto, filho de pai agricultor e mãe costureira, nasceu em 26 de julho de 1957 em Gravataí/RS nas dependências dos empregados que cuidavam da criação de ovelhas e gado leiteiro nas terras de Pompílio Gomes, hoje Parque Dom Feliciano. O cenário bucólico de sua infância está presente na maioria de seus romances.
Mudou-se para Canoas aos sete anos, tendo trabalhado na agricultura de subsistência, ordenha e comércio de leite. Alfabetizou-se na Escola Estadual Fátima. Na pré-adolescência, devido à falta de escola pública em Canoas, foi enviado a Gravataí para estudar na Escola Maria Josefina Becker, descobrindo a biblioteca e se apaixonando pelas letras, o que mudou definitivamente seus hábitos e seus passatempos. Após dois anos retornou para a área rural de Canoas e estudou na Escola Visconde do Rio Branco. Lá ficou até os vinte anos, quando teve seus primeiros textos publicados nos jornais O Timoneiro e O Fato Ilustrado, daquela cidade.
Em 1976, ao ingressar nas Forças Armadas, abandona definitivamente a agricultura. Em 1984 embarca para São Paulo.
Residiu também em Sapucaia do Sul/RS, Cotia/SP e em São Paulo/SP, onde realizou cursos de aperfeiçoamento poético e de texto. Retornou para Gravataí em 1989 e foi o patrono da 12ª Feira do Livro de Gravataí, em 1997. Fundou em 1998 o Clube Literário, sendo este o segundo grupo de literatura que cria na cidade. Com seu apoio criaram-se outros Clubes Literários, como em Cachoeirinha, Jardim Ipiranga em Porto Alegre, Canoas e uma segunda sede em Gravataí na Morada do Vale I. Seu maior destaque é pela preocupação constante de incentivar seus seguidores no mundo literário. É um batalhador incansável pela manutenção dos recitais como parte da cultura que não pode ser atropelada e ficar para trás, compondo um triste quadro saudosista dos bons tempos em que o amor era uma palavra que estava na moda.
Sua obra caracteriza-se pela presença constante da cidade de Gravataí como palco do enredo, tanto na poesia quanto na prosa.
A primeira experiência com criação literária deu-se na adolescência, pela necessidade de registrar o que via e ouvia em Gravataí para, no período de férias, contar aos irmãos em Canoas. Sua péssima memória o obrigava a anotar tudo. Depois que escrevia ficava refazendo os textos até chegar à conclusão de que estavam compreensíveis aos irmãos. Outro fato que ajudou bastante foi o descontentamento com as Histórias em Quadrinhos, os gibis. Descontente com o final de algumas histórias, copiava os desenhos e alterava os diálogos, até que criou os próprios personagens e, depois, enredos completos.
Perguntado sobre como surgiam as inspirações para os livros e textos nos disse:
"Segundo o dicionário Celso Luft, inspiração , entre outras coisas, é: "Ideia ou pensamento que nos vem de repente." A inspiração, então, passa a ser qualquer coisa. Basta estar atento. Você está indo na rua, vê uma cena engraçada, e pronto. Já estou escrevendo sobre aquela cena. Da mesma forma, o mesmo se dá ao ver uma cena triste pronto. Já estou escrevendo algo triste. Durante um passeio, uma caminhada, uma ida ao supermercado, estou sempre observando atento. Outras vezes acontece quando estou lendo um livro. Uma frase bem colocada do autor desperta em mim o desejo de dar continuidade. e da mesma forma o inverso pode acontecer. Uma frase mal colocada posso ter a ideia de dar sequência.
É algo que está adormecido em nosso pensamento que deflagra a ideia. Até porque algumas vezes leio um livro e não tenho ideias. passado um tempo, ao ler reler o livro, as ideias surgem."
Obras publicadas do autor
-
1. Muralhas de Cristal – Poesia - 1984
2. Jogos de Calçada – Poesia - 1989
3. Foi Assim... – Contos - 1989
4. O Lorde do Casarão – Romance - 1990
5. Limites de Segurança – Romance - 1991
6. Erosão – Romance - 1992
7. O Cantor – Romance - 1995
8. Passeio – Crônicas - 1996
9. Um Deserto Logo Ali – Romance - 1997
10. A Amante do Rincão da Madalena – Romance - 1998
11. Maricás Floridos – Poesia - 2001
12. O Jardim Chinês de Pu-Uan – Contos - 2004
13. Solto no Ar – Monólogo - 2006
14. Moça Triste na Janela – Poesia - 2006
15. Max - O Príncipe Guerreiro – Romance - 2007
16. O Romance de Gravataí – Romance - 2009
17. Quatro Livros de Poemas – Antologia Poética - 2010
18. No Abismo de Rosas – Romance – 2012
19. Das Coisas de Pouca Importância – Crônicas – 2014
20. Poemas em Si Menor – Poesias - 2016
21. Canção para Ana – Romance - 2016
Para 2017 o título é: Eu Tinha Uma Boneca Encantada...
Você já leu algum título desse autor? Deixe um comentário, nos contando como foi sua experiência.