Por muitos anos nós leitores de "As crônicas de gelo e fogo" , tivemos uma dúvida cruel á nos corroer,quem seria a mãe de Jon Snow, tinhamos muitas e muitas teorias, as quais incluiam Ashara, Lyanna e Wylla, dentre outras.
Na última temporada de Game of Thrones, tivemos a confirmação do que muitos já esperavam, os pais de Jon Snow, realmente eram Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen.
Acontece que com essa certeza, notei que surgiram muitas dúvidas em relação, aos direitos, habilidades, e o futuro de Jon no norte, resolvi então fazer esse post com colaboração de Bruno Nogueira, para esclarecer um pouco do passado desse personagem tão querido.
Essa historia se inicia 17 anos antes dos eventos da primeira temporada da série. Havia um grande torneio em Harrenhall que supostamente servia de fachada para reunir os grandes lordes com intuito de apoiarem o príncipe Rhaegar num conselho pra depor o rei Aerys 2,conhecido como o Rei Louco e pai de Rhaegar(e Daenerys).
Rhaegar venceu esse torneio e nomeou Lyanna Stark rainha do amor e da beleza ( um titulo de miss do torneio algo do tipo )no lugar de sua esposa Elia Martell ( irmã de Oberyn Martell ) plantando assim a semente do evento que causou toda a instabilidade politica de Westeros que vemos agora , a Rebelião de Robert Baratheon.
Pouco tempo depois do torneio, Rhaegar escoltado por alguns amigos foi ate as Terras dos Rios e encontrou Lyanna por la, fugindo junto com ela. Brandon Stark filho mais velho de Lorde Rickard Stark foi até Porto Real exigir do Rei que sua irmã fosse devolvida, foi preso e seu pai em tentativa de resgata-lo foi morto num julgamento por combate , em que o rei nomeou o fogo como seu campeão.
Os Starks liderados pelo então jovem senhor Ned Stark se juntaram ao Baratheon , Arryn ,Tully e seus vassalos numa rebelião contra o Rei Louco. Após algumas batalhas Robert encontrou Rhaegar na Batalha do Tridente e o matou, porém os ferimentos que Rhaegar fizera deixaram Robert sem condições de seguir a campanha , passando o comando pra Ned Stark, que depois de tomar assegurar Porto Real, partiu pra encontrar Lyanna na Torre da Alegria. Após enfrentar os membros restantes da Guarda Real, Ned encontra uma Lyanna fraca e com um bebe no colo, que ele criou como sendo seu filho Jon Snow.
Mas quem realmente era Rhaegar?
Rhaegar era uma criança estudiosa que leu uma profecia de que na linhagem de seu pai nasceria “O Principe que foi prometido”, acreditando que era ele mesmo esse príncipe decidiu se tornar cavaleiro,e foi um dos melhores . Adorava musica ,leitura e gostava de viajar para Solarestival, uma antiga casa de verão dos Targaryen para tocar sua harpa e voltava de lá com grandes canções. Sua personalidade se assemelha muito com a de seu filho, melancólico, com um senso de justiça e grande pericia em armas.
O príncipe era muito respeitado tanto por lordes como pelo povo, nos livros é dito que sua popularidade era maior que a do próprio pai. Nobres como Tywin Lannister, Jorah Mormont e Sor Barristan Selmy sempre lembra de Rhaegar com admiração e respeito,uma observação a se fazer é que apenas Robert Baratheon ( e por motivos óbvios) fala do Principe com desprezo e apenas ele diz que Lyanna foi raptada e violada , nem Ned Stark que era irmão de Lyanna fala assim do Principe, o que nos leva a crer que eles fugiram como um casal que vivia um amor proibido.
O príncipe Rhaegar poderia ter se tornado um grande rei, fazendo o nosso querido Jon Snow talvez um príncipe ou talvez apenas um grande nobre já que também possuía filhos legítimos com sua esposa Elia Martell, a princesa Rhaenys e o principer Aegon. O fato de Jon ser filho de Rhaegar por si só não o torna herdeiro do Trono de Ferro, nas leis de Westeros teria de haver um Grande Conselho com os grandes lordes pra definir entre ele Jon Snow um bastardo ou Daenerys uma mulher , essa questão deve ser resolvida nas próximas temporadas , não saberemos o que Rhaegar queria já que “O Ultimo Dragão “ como ele ficou conhecido morreu no Tridente .
Ele é um personagem perfeito. Na última temporada eu amei, agora assisto #sétimatemporada de GoT, eu estava animado em todos os momentos na ultima temporada, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, partilho horários, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.
ResponderExcluir