Leitura da Semana: Meninas de Porcelana

19 de nov. de 2017




Na semana passada estive em um evento do Clube literário de Gravataí, representando o blog Doidos por séries e livros, lá fomos presenteados com o livro "Meninas de Porcelana" do escritor gaúcho Juliano L Perlinzer.

Gabriel é um contador divorciado que ao fazer uma viagem para a Europa, encontra uma menina chamada Nádia que vive em um abrigo com outras meninas, ela tem apenas 12 anos, mas o protagonista ( de 40 anos) se " apaixona" por ela num grave e explícito caso de pedofilia.
Quando ele consegue pagar ao dono do abrigo para levar ela para sua casa ele conhece Addans um homem que compra meninas para um fim bizarro e chocante!
Rapidamente os dois fazem amizade e Gabriel acaba indo com Nádia para sua casa, lá ele descobre que Addans ( um médico aposentado) retira os membros inferiores e superiores das garotas substituindo por membros de porcelana, para vendê-las a homens ricos, que desejam meninas que não podem se defender deles ou atacá-los.
O livro é assustadoramente bizarro, o protagonista deveria ser preso, mas o autor não romantiza a relação dos dois, a todo momento nos é mostrado que Gabriel é louco, e a obra não tenta justificar a pedofilia explicita do livro. Mesmo assim existem algumas cenas fortes que eu por ter filhas pequenas quase larguei a leitura.
Meninas de Porcelana baseia-se em uma lenda da Deep Web, de que esse enredo realmente teria acontecido.

Esse é definitivamente aquele livro que não é para qualquer um,falando popularmente é aquele livro que tem que ter estômago para ler até o final.
Recomendo este livro para quem gosta de temas polêmicos, violência sexual e gratuita, e que não se importa em ler coisas fortes.


Você já leu esse livro? Comente conosco o que achou.

6 comentários:

  1. Gostei da metáfora e da idéia do livro .
    Deve ser forte mas o importante é que sirva de alerta e que não romantize uma relação doentia.
    Não romantizada justifica a leitura .

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, obrigado pela sua resenha e divulgação de meu livro. Um livro para quem gosta de histórias macabras e polemicas, mas com um final surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um leitura forte e expressiva. Eu seria um leitor que não iria até o fim, me envolvo muito com a leitura. Mas acho válido o alerta sobre a realidade obscura do mundo da pedofilia.

    ResponderExcluir
  4. O livro realmente tem um ar perturbador e inquietante, ele te joga em uma atmosfera sufocante sobre um dos maiores "mitos" da Deep, sem mencionar que a sagacidade do Autor ao usar elementos ficcionais tão verídicos e até cotidianos como estupro, pedofilia e abuso psicológico em relacionamentos a dois, serve não só pra alertar sobre esse tipo de coisa tão seria mas mal considerada como tbm serve pra causar aquele arrepio por baixo da pele, o livro tem la suas falhas, mas realmente a não-romantização desses temas aliada a narrativa crua consegue o proposito que o livro tem, o de abismar, perturbar e até alertar seu leitor de que nem tudo está só na superfície das coisas e que nem sempre é bom ignorar as profundezas de nossos seres.

    ResponderExcluir
  5. Na deepweb tem umas coisas bem pesadas. Será que dá pra dormir tranquilamente depois de ler esse livro? Mas é aquela história, não podemos mesmo fechar os olhos para tais questões, se o livro alarma e alerta o leitor para esses abusos, auxilia na conscientização.

    ResponderExcluir
  6. Li o livro e apesar das falhas que a maiorias dos autores iniciantes devem cometer, me surpreendi muito com o tema e o rumo que a história tomou. Conheço o autor e tive contato profissional com ele algumas semanas e ele me falou do livro mas não dei a devida importância. Mesmo com falhas acho que escreveu e abordou o tema muito bem, terminando o livro de uma forma natural e nada forçada. Parabéns juiano e espero ler mais lívros de sua autoria.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós