Olá pessoas que acompanham nossas dicas de livros nacionais!A dica de hoje é um romance ambientado na segunda guerra mundial, que traz ao leitor todas as adversidades, dramas, e tragédias contadas de forma convincente e real, envolvendo nos de forma que se torna impossível largar este livro.
Em um período marcado pelo racionamento da guerra, onde tudo tomava urgência e proporções gigantescas, onde o amanhã poderia nem existir, Maria, uma cantora de bar conhece Phillip, rapidamente os dois se apaixonam sem querer pensar no futuro, porém não sabiam que estavam prestes a ser separados por muito tempo.
Sem saber ao menos o porquê, os alemães acusam Maria de ser uma espiã e a levam como prisioneira, fazendo com que tenha que lutar intensamente para sobreviver, passando por situações de extremas necessidades físicas e psicológicas.
Maria é aquela protagonista que rapidamente nos traz identificação, quando ela sofre, pelos abusos físicos e torturas a qual é submetida, sofremos juntos.
E quando ela conhece Edgar, um alemão que não compartilha da ideologia nazista, e se propõe a cuidar dela, meu coração se dividiu em dois, pois ao mesmo tempo que amava Phillip de coração, Edgar era um sonho de pessoa, e defensor de nossa amada.
O romance narrado em 1943,como o próprio nome revela, mistura a violência e crueldade que eram praticados, em nome de ideologias, e crenças absurdas que causaram tantos males, recorrentes na humanidade até hoje.
Luciana Klanovicz é historiadora, o que tornou o livro impecável, em mostrar a dinâmica e o cotidiano das pessoas que viviam naquela época.
Nada melhor do que encontrar um romance, que não é só sobre amor, e te faz refletir sobre a vida, preconceitos, e principalmente esperança, tanto quanto sobre suas ideias sobre fatos da história, 1943 tem isso e muito mais.
Luciana é professora do departamento de história da universidade estadual do centro oeste, em Guarapuava no Paraná.
Obrigada pela resenha, Tathiane! Adorei!
ResponderExcluir