Olá queridos leitores que acompanham o blog! A dica de hoje é um romance maravilhoso sobre o transtorno bipolar, em uma narrativa que não romantiza nem ameniza as consequências que um portador pode trazer para si mesmo, família e amigos, Tici Pontes, me emocionou, envolveu e principalmente, fez com que me apaixonasse pelo Dante, tal qual sua amada Angel.
Dante tem um relacionamento conflituoso com seu pai, desde que a mãe morreu em um acidente que ele presenciou, a tragédia foi também o gatilho para que os sintomas de seu transtorno mental se mostrassem, e ele tivesse a primeira crise.
A bipolaridade de Dante pode ser controlada através de remédios controlados, mas apesar de ele frequentar a terapia com o Dr. Adler, ele se sente podado de sua personalidade quando toma seus remédios, especialmente quando está se sentindo bem, ou seja nas crises de euforia.
Um dia ele sai de casa para o trabalho e resolve passar em uma cafeteria, lá ele conhece Angel, uma ruiva baixinha sem papas na língua que imediatamente o odeia por ele ser tão babaca furando a fila e escolhendo o que ela deveria beber.
Dante fica obcecado por ela, e apesar de seu terapeuta alertar que a atração/paixão que ele pensa sentir, possam ser provocados pelo seu transtorno, nosso protagonista decide que precisa ver ela novamente.
Quando ele finalmente consegue vê-la outra vez, está sob efeito das medicações novamente, um Dante controlado e mais "normal" que rapidamente se desculpa, e faz com que ela sorria, e se divirta ao lado dele. A combustão se torna instantânea e nenhum dos dois consegue mais viver sem o outro.
Só que para esse amor seguir em frente, Dante terá que se superar em cuidados consigo mesmo, pois como sempre deixa de tomar a medicação seus surtos e alterações de humor, fazem com que cometa atos impensados, desde falar coisas inapropriadas para os pais de Angel, a chamar a amiga da namorada de palavras de baixo calão.
Em alguns momentos da trama as alterações de humor são tão drásticas que ele chega a cometer atos insanos, dos quais se arrepende imediatamente.
O Livro aborda também a depressão, suicídio, e como os sentimentos de amor e amizade podem ser a única razão que impede o doente de desistir.
Este livro maravilhosamente bem escrito, e bem pesquisado, entrou para minha lista de melhores lidos em 2019 rapidamente, me mostrando uma faceta da bipolaridade que eu não conhecia, e ao mesmo tempo mostrando que sempre há esperança, e o amor pode ajudar neste processo de cura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós