Resenha: Guardami de Danny Denaro

4 de fev. de 2019


Olá pessoas lindas que acompanham o blog! A dica de hoje é a nossa primeira leitura do projeto Clube do Livro Nacional, onde formamos um grupo e leremos um livro por mês disponibilizado pelo autor gratuitamente. O livro do mês de fevereiro aborda o luto, a cura através do amor, e como as mentiras e traições do passado acabam sempre por interferir em nosso futuro.

Mariah é uma garota firme e decidida, ela mora com seu amigo Raffa, uma pessoa divertida, alegre e muitas vezes sábia, que lhe dá os melhores conselhos, também dá as maiores olhadas para os bofes da amiga.
Mariah é muito dedicada em seu emprego na editora, ela acaba fazendo todo o serviço enquanto sua chefe folgada leva os créditos, por ser eficiente e dedicada, ela é indicada por uma amiga para substituí-la como assistente de Giorgio, o dono da cadeia de empresas que trabalham.

Acontece que Mariah já nutre uma paixãozinha platônica ( ou como diriam hoje em dia, um Crush) por Giorgio, seu novo intocável e rabugento chefe, agora ela se aproximará dele e tem a esperança que possa se fazer notar.

Porém Giorgio tem um passado extremamente complicado que fez com que ele se fechasse para o mundo, e principalmente para as mulheres. Há 18 anos atrás ele conheceu o amor de sua vida, e quando pensava em pedir a moça em casamento, ela anunciou que se casaria com outro, quando o homem se perdeu na depressão, achando que a sua vida não poderia piorar, soube que Júlia havia feito uma escolha, e optara por tirar sua vida. Giorgio nunca mais foi o mesmo desde então, vivendo em luto e apenas para o trabalho, com casinhos ocasionais.

Mariah terá que se esforçar muito se quiser penetrar a casca deste italiano durão.

A narrativa tem um tempo perfeito, em que ambos os protagonistas sofrem mudanças graduais, e não são magicamente transformados pelo amor, como acontece em diversos livros, dando uma atmosfera real e de veracidade a cada personagem.

Outro ponto interessantíssimo são as teias de traição e mentira que ocorreram no passado e que envolvem todos os personagens, o ódio e ciúme que motiva alguns personagens foi muito bem construído pela autora, bem como toda trama.

Destaque para o personagem Raffaelle, que é o alivio cômico de algumas cenas mais pesadas, ele nos faz rir, mas também pensar, quebrando o esteriótipo de personagem Homossexual que está ali só para divertir, e representar. Raffa é um ser humano incrível, especialmente levando em conta tudo que passou na vida.

O livro tem como cenário, além da empresa, os vinhedos do sul do país, conhecemos então através da narrativa toda a dinâmica dos vinhedos, e colheita das uvas, além da tradição de pisar sobre elas. Também conhecemos os pontos turísticos e maravilhosos da Itália, através de uma viagem que os dois fazem juntos.


Você já leu Guardami de Danny Denaro? O que achou? Comente conosco quais são suas impressões.


O Livro físico está disponível pela Lura Editorial, e em formato digital pela Amazon.



Um comentário:

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós