Olá queridos amigos leitores! Quando chega o livro físico de um dos seus ebooks favoritos, vale relembrar a resenha
só pra poder postar foto né?
(foto dele com os irmãozinhos De Berlim a Lisboa e a filha que nunca tive)
🎶🗼"— Mas existem momentos em que não é possível mais trazer o passado. Mesmo que seja dolorido, é preciso concentrar as energias para construir um novo futuro."
Lili é uma mulher viúva com um filho adolescente que tem apresentado comportamentos terríveis na escola, ela ainda não superou muito bem o luto,o que faz com que ela queira dar uma guinada em sua vida se mudando para o interior.
Só que a casa que ela compra tem outro dono, o depressivo e antissocial Manni. Ele é neto do falecido dono oficial, e pretende fazer valer seus direitos.
Acontece que se o juiz levar isso a processo nenhum dos dois poderá morar na casa, e os dois precisam disso mais que tudo, então eles terão que compartilhar a casa e a vizinhança peculiar até que a decisão do juiz saia.
🎶🗼" E, em vez de eu pensar em me afastar por reconhecer nele um homem fraco, eu, que também era feita de cacos e ruínas que foram se sustentando com o passar do tempo, me senti em casa."
Com humor e momentos mágicos a autora nos presenteia com uma história gostosa, marcante e extremamente verdadeira.
A trama apesar de leve traz assuntos e questionamentos importantes como os desafios e contradições das mulheres em contraste com a maternidade, famíliares abusivos, alcoolismo como auto medicação para depressão, sinais de alerta para o suicídio, e transtornos mentais.
Destaque para os detalhes da cultura alemã inseridos, pois nos mostram pequenos detalhes que apenas quem convive com os nativos desse país pode conhecer tão bem.
A narrativa nos mostra também a preocupação da autora com a inclusão, ao trazer Susanne, uma personagem anã, o que é realmente incomum em tramas contemporâneas.
É culpa do Macron é mais do que um romance divertido, é um livro sobre os limites que impomos a nós mesmos e as barreiras que construímos para evitar que a pessoa que amamos, seja ela um filho ou o amor da sua vida, se machuque.
❤❤❤❤ Que lindo! Obrigada por esse carinho na alma! Que texto maravilhoso!
ResponderExcluir