Olá queridos amigos leitores! Seguimos no projeto de usar 2021 para zerar os livros não lidos na estante, e um dos que esperava sua vez era A Orelha de Van Gogh de Moacyr Scliar , publicado pela Companhia das letras em 1989.
Fazia muito tempo que não lia um livro desse autor, que por muito tempo fez parte das minhas leituras , e que é um dos escritores gaúchos mais conhecidos do pessoal de fora do estado.
Nessa coletânea de contos , temos desde os mais engraçados e irônicos, até aqueles que você tem que parar um segundo para pensar no que leu e refletir.
No conto que dá nome ao livro, um dono de um pequeno armazém, falido por vender fiado, tem a idéia de vender a Orelha de Van Gogh, obviamente forjada, para um fornecedor, e o resultado é tão perfeito quanto o pensamento do autor.
Também percebemos em alguns contos a grande influência de textos bíblicos, com os quais o autor brinca e faz uma espécie de amostra do outro lado da história.
É o exemplo de As pragas e Diário de um comedor de ervilhas.
Em um dos meus contos favoritos, um senhor sem travas na língua xinga as pessoas na rua provocando atitudes violentas apenas por vontade.
A Orelha de Van Gogh pode ser encontrado em livrarias físicas e digitais, e até mesmo garimpando em sebos. RECOMENDO!.
#aorelhadevangogh #moacyrscliar #escritoresgauchos #livrosdecontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós