Resenha: Profano de Luisa Aranha

22 de mai. de 2021


Olá queridos amigos leitores! Sabe aquele livro que você acha que será uma coisa e vai por uma linha totalmente diferente? Iniciei a leitura de Profano , pensando que seria apenas um hot comum com uma idéia diferente, mas me surpreendi com uma trama de suspense, mistério e com um fundo psicológico muito bem trabalhado e chocante. Não podia deixar de vir indicar ele para vocês. 

🍃👀 " Você é capaz de viver em uma sociedade e aguentar, como nós mulheres aguentamos todos os dias?"

Diogo é um homem que contraiu uma dívida enorme e sem saber mais o que fazer aceita trabalhar em o que ele pensa ser uma campanha de fotos de cueca, só que logo ele descobre que o emprego na verdade é para uma sociedade secreta de mulheres que pagam uma fortuna para ter homens como ele de escravos, não exclusivamente sexuais, eles são chamados de Profanos e são usados por elas para todo e qualquer desejo que elas tenham.
Porém, logo descobrimos que Marisa(uma das herdeiras e dona do negócio todo) tem um passado muito traumático e que esse passado se interliga com o passado de Diogo em uma trama que envolve assassinatos, abusos e pedofilia.

🍃👀 "Tantas coisas passavam na minha cabeça ao mesmo tempo. A pintura na casa de Sofia me intrigava. Quem havia torturado aquele homem daquela forma?"

Não há outra palavra para dizer deste livro se não impactante, somos levados primeiro a ver as mulheres que  fundaram a sociedade como poderosas, quase como amazonas do mundo moderno, mas  o passado dessas mulheres é tenebroso e as traumatizou para sempre.

Com muita sensibilidade e cuidado para tratar do abuso infantil, em nenhum momento é passado a ideia de que uma mulher forte e empoderada como Marisa necessariamente tem que ter sofrido para ser o que é, mas sim de que o sofrimento pode e deve ser reparado, tratado e se possível superado (com ajuda das pessoas que amamos e ajuda médica).

Profano pode conter gatilhos para vítimas de violência sexual, porém é uma obra de extrema importância para sociedade tanto quanto a reflexão sobre feminismo e machismo, quanto sobre os danos psicológicos causados pelo abuso sexual, e a impunidade de pessoas que parecem estar acima da lei.

#profano #luisaaranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós