Olá queridos amigos leitores! Para quem tem acompanhado meus posts por aqui sabe que começei o ano conhecendo o autor @tulio.augusto.lobo_ e favoritando sua obra.
Minha paixão não foi diferente com Terra Brasilis , livro que recebi de presente do autor essa semana.
Nesse livro conhecemos primeiramente îandá Una uma mulher índia da tribo tupinambá que presenciou e viveu na pele os horrores da chegada dos Portugueses ao seu povoado.
Vamos acompanhando através dos relatos de sua vida uma quebra de romantização do que vemos em séries e livros, mostrando a situação precária em que viviam os primeiros homens e mulheres a chegar ao Brasil, com esgoto a céu aberto, e todas as coisas que felizmente desapareceram ao longo dos séculos.
Terra Brasilis , com escrita extremamente visual, nos mostra a infinidade da crueldade humana, sempre afoita por poder, por humilhar o mais fraco, e obter o medo muito mais do que o respeito.
Também somos levados a refletir sobre como a violência pode mudar uma pessoa, tanto na história de Janaína, quanto na de Joaquina que por tudo que sofreu acabou por querer se tornar o opressor.
Mais que tudo a narrativa é sobre um período na história que todos desejaríamos não ter que lembrar, o genocídio e a escravidão de povos africanos e indígenas.
Recomendo a leitura para todos os tipos de leitores!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós