Olá queridos amigos leitores! Começo essa resenha um pouco emocionada para falar de Nem Todos os Meninos são Azuis, um livro que reúne memórias de @iamgmjohnson que relata como foi sua infância sendo preto e queer em uma cidade pequena dos Estados Unidos.
Foi uma leitura totalmente imersiva que quero compartilhar com vocês.
👦🏾 “ Então eu usava minha máscara repleta de sorrisos para esconder as lágrimas. Uma máscara que muitos irmãos irmãs negros já usaram.”
Com fatos históricos, e questionamentos sobre verdades ensinadas na escola, o leitor aprende sobre identidade de gênero, e sobre como muitas vezes rotulamos crianças que tem estereótipos do outro gênero, fazendo com que em tão tenra idade eles tenham que se esconder sobre quem são, quando ainda sabem muito pouco sobre o mundo que os cerca.
Nem todos os meninos são azuis, questiona a educação e a empatia das escolas americanas em argumentos que servem perfeitamente para o Brasil.
Jhonson nos conta sobre ataques que recebeu quando pequeno (inicialmente ataques racistas) e sobre Hope uma familiar trans que “abriu as portas” em sua família , sendo um pouco menos difícil quando chegou a sua vez de se assumir.
Apesar do que possa parecer esse não é apenas um livro sobre sexualidade, cor e gênero, mas sim um livro sobre família, sobre o apoio incondicional de uma família amorosa, e como os avós são importantes na vida de qualquer pessoa independente de quem seja.
A família de Johnson é realmente um exemplo de que embora discordemos de qualquer atitude ou pensamento de uma pessoa podemos continuar a respeitar e deixá-los serem livres.
Nem todos os meninos são azuis está disponível em formato físico pela @editoramoinhos
#nemtodososmeninossaoazuis #allboysarentblue #georgemjohnson #georgemjohnsonbooks
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós