As Aventuras da China Iron de Gabriela Cabezón Cámara

11 de fev. de 2024


 

Olá queridos amigos leitores! No ano passado conheci e me apaixonei pela escrita de @cabezoncamara , esse ano queria muito ler As Aventuras de China Iron , seu livro publicado em 2021 pela @editoramoinhos aqui no Brasil.

Recebi ele essa semana e após os pulos de felicidade me sentei e li ele inteiro de uma vez só.


😱🙃 “ Eu era tão feliz quanto infeliz isso era muito mais do que qualquer coisa que já tinha sentido”


Neste livro acompanhamos a saga de China ( nome usado no sul e nos pampas argentinos para se referir a mulher, muitas vezes usado como pejorativo), uma mulher que sofreu os horrores de ter sido criada em meio a violência, e após ser perdida em um jogo, com menos de 14 anos já tinha dois filhos de seu marido.

As coisas mudam quando Fierro é levado e ela é acolhida por Elizabeth, uma mulher escocesa, tratada por inglesa, que se apieda de China e a leva com ela não, ensinando tudo sobre o mundo para a garota.

Ao longo do caminho, ela que nunca soube que podia querer algo, se sente atraída por Elizabeth e sua beleza.

E enquanto ajustam seus idiomas e ouvem histórias das pessoas que vão encontrando pelo caminho, China descobre mais sobre sua sexualidade, gênero e seu lugar no mundo.


🙃😨” Selvagens eram minha gente e meu pampa nauseabundo coalhado de índio e de cristão”


Mais uma vez sinto que é impossível de falar de um livro de Gabriela Cabezón Cámara em uma postagem só, são tantas nuances, reflexões é sensações causadas por essa leitura que é um desafio organizar em palavras.


Como leitores, somos convidados a entender as facetas diversas de um ser humano, a angústia de não sabermos nossas origens, os vilões que mudam conforme quem conta a história, e como o sonho de um país melhor é forjado com sangue.


A trama se passa no Pampa Argentino, e nos fala sem militância, dos negros, índios e LGBTQIA+ e o olhar das pessoas sobre eles, muitas vezes deturpados.


A narrativa também explora as diferenças de classes, tanto na relação Liz e China como na do Coronel em relação aos empregados.


As Aventuras de China Iron é uma daquelas leituras que fica, que será lembrada, relida e absorvida, e mereceu estar entre os finalistas do International Booker Prize 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós