Perfil do Autor: Entrevista com Henrique Zimmerer sobre A crônica de Eastar

6 de jul. de 2018


Esta semana através de uma amiga tive a oportunidade de conversar com o autor mineiro Henrique Zimmerer, autor de A Crônica de Eastar,sua primeira light novel, Henrique é uma pessoa genial que faz seus livros artesanalmente (através da CraftComic Books), com um talento excepcional que até Deus duvida.


A obra relata um mundo onde, devido aos constantes conflitos terráqueos, o sol e a lua decidem mudar o futuro ao permitir que as estrelas convivessem com os humanos.
É nesse mundo que um jovem estelar nasce.
Dois milhões de anos se passam, e este garoto, agora perto da fase adulta, desce ao planeta Terra tomado por nada mais que a curiosidade. O que ele não esperava era ser levado para algo que lhe daria mais responsabilidade do que ele jamais imaginou querer carregar.
Agora ele precisa aprender como os terráqueos vivem, não só como se relacionam e como lutam, mas como amam também.
A crônica de Eastar, ou ACE, como alguns leitores começaram a chamar, é a terceira light novel 100% brasileira publicada no mundo, a primeira de fantasia medieval.

Blog Doidos por Séries e Livros : O que é uma light novel?

Henrique Zimmerer: Bem, talvez pudéssemos dizer que se trata de uma novela (não as da Globo!) leve e ilustrada, mas não é só isso. Esse é um estilo muito usado no Japão, como forma de atrair os jovens para o mundo da leitura. Utiliza de uma linguagem dinâmica e de fácil entendimento, sem descrições longas e cansativas, com um grande foco nos diálogos e interações dos personagens. Light novels são, como alguns fãs dizem, um livro de um mangá/anime.

Blog Doidos por Séries e Livros : Como você faz para publicar sua obra?

Henrique Zimmerer:Aí temos um problema. Não há editoras no Brasil (ao menos nenhuma que chegue ao meu conhecimento) que publiquem light novels originais. O máximo que elas fazem é traduzir material de fora. Sendo assim, como publicar? De forma independente, claro.
E foi assim que conheci a CraftComic Books. Lá os livros e quadrinhos são produzidos artesanalmente, isso mesmo, o processo é manual!
E o que isso muda? Bem, com isso os livros são produzidos sob encomenda e o leitor pode escolher vários formatos para o seu volume, como o tamanho e o tipo de folha! Genial, não é?


Blog Doidos por Séries e Livros : E de onde surgiu a estória? De onde vieram as ideias?

Henrique Zimmerer:Vamos do princípio então!
Além de ter feito seis anos de faculdade de arquitetura (vocês devem imaginar que não deu certo, não é?) e trabalhar em um bar (é, vida de escritor no Brasil é difícil!). Nasci em uma cidade do interior de Minas Gerais, chamada Almenara. Sempre ligado ao mundo da fantasia, desde que li Harry Potter e a Pedra Filosofal e Sitio do Pica-pau Amarelo, quando tinha apenas sete ou oito anos.
Aos poucos fui percebendo que meu maior interesse estava na fantasia medieval, com livros como Eragon, A crônica do matador do rei e Senhor dos anéis. Na adolescência, comecei a escrever poesias e músicas que abordavam esse tema, no entanto, me sentia travado.
Os anos foram passando e fui morar em Belo Horizonte, onde iniciei a faculdade de arquitetura. Durante esses anos, minhas poesias e músicas começaram a se tornar pequenos textos, minicontos por assim dizer, até que, um dia, um desses textos contou sobre uma estrela que observava uma Terra em tempos futuros e que, apesar de já ter visto tanta coisa, se impressionou com a beleza de uma elfa a tocar seu alaúde.
Não, não podia ser só isso... o que estava por traz desse pequeno trecho? Isso martelou na minha cabeça até que eu perdi todo o foco na faculdade enquanto trabalhava em uma mitologia e um mundo meu, os elfos sumiram, mas as estrelas tomaram forma!
Quatro anos (ou cinco... não contem com a minha memória) se passaram e aqui estamos, a primeira light novel de fantasia medieval brasileira foi publicada, o Eastar tomou forma e, agora, pode finalmente estar nas mãos e mentes de outras pessoas além das minhas.

Blog Doidos por Séries e Livros :Como o leitor pode fazer para conhecer a obra?

Henrique Zimmerer:Se quiserem conhecer, o link da Craft está bem aqui embaixo, vocês podem ler as primeiras páginas da história no site e, o melhor de tudo.... O FRETE É GRÁTIS!
http://craftcomicbooks.com/produto/a-cronica-de-eastar-livro-1/



Em breve teremos resenha, e algumas das ilustrações serão mostradas aqui no blog, então fique ligado nas nossas publicações nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

2 comentários:

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós