Resenha : A Colheita de Michelle Paranhos

12 de set. de 2018



Olá leitores que acompanham o blog! Para quem está de olho nas nossas postagens não é segredo nenhum que sou uma fã do trabalho de Michelle Paranhos, já falamos aqui sobre o conto dela O Sopro do Dragão, o livro Blog 3k trollados pela vida adulta, e a obra de arte Tsara -Ir até o mundo e voltar, hoje falaremos sobre o mais novo lançamento da autora A Colheita (Amazon).


Li este livro semana passada, mas estava procrastinando em fazer a resenha, pois pela primeira vez me senti insegura em como passar para as pessoas que ainda não leram a grandeza dessa obra, que em primeiro plano pode parecer apenas uma trama sobre política, mas que é muito, muito mais que isso.

A colheita é um livro de grandes proporções, inicia contando a história de Vincente um advogado que defenderá Rui, um político muito famoso e querido por todos que não desconfiam de nada, e até apoiam o candidato, acima de todas as suspeitas. Também conhecemos Rute uma mulher sofrida, trabalhadora, mas que por conta da pobreza, e adversidades da vida acaba sofrendo muito mais do que as mulheres em nossa sociedade atual. São nos apresentadas algumas outras pessoas que com o decorrer da trama vão ganhando destaque e suas complexidades e emoções vão sendo reveladas ao leitor. E todas as vidas e destinos vão se entrelaçando no final, um final que é de uma realidade ímpar, a autora em nenhum momento mascarou a crise vivida moralmente tanto pelo país, quanto pelos personagens que ela criou, e que facilmente poderiam ser você ou o seu amigo mais próximo.

Ensino, educação,depressão, bullying, corrupção, aborto, estupro dentre outros são assuntos amplamente abordados na narrativa, com a seriedade e desromantização necessárias que há muito tempo não via em uma obra.

Eu que sou aqui do Rio Grande do Sul aprendi mais sobre o Rio de Janeiro, e o que realmente acontece nas favelas do que em anos de noticiários, muitas vezes os autores só jogam as informações sobre SP e RJ e nós que não somos desses estados, ficamos um tanto perdidos, como se tivéssemos obrigação de saber tudo sobre. Michelle Paranhos explicou sobre cada lugar, cada costume, cada vivência com maestria, quase me sinto como se realmente tivesse visitado o estado.

Sobre a autora Michelle Paranhos vale ressaltar que cada livro dela é uma experiência única, cada um possui um universo diferente, em um contexto totalmente diferente também, sempre que leio algo da autora me sinto imersa em uma nova cultura, acabo terminando a leitura me sentindo um pouco mais sábia, aprendendo muitas coisas novas, que talvez nunca fosse pesquisar por conta própria.

3 comentários:

  1. Estou apaixonada por sua resenha Tathiane!Muito obrigada pelo carinho com a obra. Fico imensamente feliz em saber que conquistei sua atenção como blogueira e leitora para as minhas obras e espero que sempre consiga surpreendê-la positivamente em meus trabalhos futuros. Mais uma vez, obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a resenha.da Colheita, o sopro já tive a oportunidade de ler, mas está na lista dos livroseus que quero na minha há instante.
    O tempo anda curto, mas ainda terei o prazer e sentar e degustar as diferentes obras de Michelle Paranhos.
    Parabéns pelo belo trabalho Tathiane!
    Michelle sou fã da sua genialidade!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante pra nós